Seu Smartphone pode estar te espionando!

By | 21 de maio de 2016

Você já teve a sensação de que estava sendo observado? Já imaginou que alguém estivesse vendo e ouvindo o que você fazia? Já conversou sobre um produto com um amigo, e, de repente, esse produto começou a aparecer nos anúncios dos sites em que navegava?

Parece estranho. Mas seu smartphone pode estar gravando o que você fala e aquilo o que sua câmera focaliza nesse exato momento.

Numa recente pesquisa realizada pela BBC News, alguns usuários admitiram ter mencionado determinados produtos enquanto conversavam com amigos ou parentes, e perceberam que as pesquisas e redes sociais na Internet começavam a exibir os mesmos produtos dos quais haviam dito. Segundo os especialistas em CyberSegurança, Ken Munro e David Lodge, da Pen Test Partners, tanto o Google quanto a Apple, dado o volume de aplicativos em suas lojas, não possuem meios de impedir que algum deles tenha parte de seu código destinado a gravar a conversa de um usuário ou filmá-lo.

Além disso, outra pesquisa, agora da revista Galileu, revelou que o sequestro de uma Webcam é mais comum do que se possa pensar. Imagine agora que, além de gravar a sua conversa, seu smartphone também filma e fotografa você e o ambiente onde vocês se encontram.

Rememorando o relato feito pelo Snowden, no recomendado livro do autor Glenn Greenwald, chamado Sem Lugar para se Esconder, o próprio Snowden solicitava aos jornalistas que retirassem as baterias de seus smartphones e os colocassem no congelador do frigobar, pois a Agência Nacional de Segurança americana, a NSA, possuía o poder de transformá-los em escutas de ambiente. Ocorre que, atualmente, existem celulares que não permitem a retirada de suas baterias.

Diante desse apavorante cenário, nossos smartphones se tornam os mais distintos candidatos à Teletelas, nas palavras de George Orwell.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *